quinta-feira, 4 de março de 2010

Filosofia de calçada

Todos os dias de segunda à sexta eu abro os olhos, levanto, tomo nescau, visto o uniforme e vou pra escola. Eu sento na minha cadeira numa posição excelente ao lado da porta onde as pessoas ficam paradas com suas bundas enormes viradas pra mim - todos os dias estou na Globo. Todos os dias eu penso: por que me mudaram de lugar mesmo? E todos os dias eu escuto as conversas dos burguesinhos, todos os dias fico sabendo dos encontros, pegadas, festas, loucuras DELES.
Então bate o sino do recreio e eu acordo. Vou pro meu cantinho de lei, comendo minha barra de cereal gostosa. Sento com a Anabe e fico chamando a Gabi de Gabrita. Depois bate o sino de novo e eu volto pra sala. Então eu penso: o que eu esto fazendo aqui mesmo?
Todos os dias eu penso: por que estou nesse lugar, com essas pessoas, digerindo essas conversas? E todos os dias eu penso que não é acaso. Eu devo crescer ainda. Devo ficar bonita, simpática e feliz - bêbada.
Todos os dias eu acordo de manhã e penso: por que eu tenho que acordar tão cedo pra ir pra um lugar que eu não gosto?
Mas hoje foi meio que diferente. Eu pensei em fotos de Orkut e me dei conta que às vezes as pessoas são tão bonitas, mas querem ser bonitas de um outro jeito. De um jeito que não são suas opiniões que contam. O que conta é a sociedade. Por que as pessoas têm que ter uma franja lhes deixando vesgas para serem bonitas? Por que as pessoas têm que fazer de conta que gostam uma das outras para serem simpáticas? Por que as pessoas têm que ignorar ums às outras para serem felizes?
Quer dizer, por que nós nos machucamos tanto assim? Por que nos modificamos tanto? Por que alteramos nossa humanidade de uma forma tão cruel? É quase impossível ver como isso machuca as pessoas, como isso manipula seu pensamento, como isso te torna vulgar.
Cheguei à conclusão que admiro muito um "semi-amigo". Ele é a pessoa mais original que conheço. Ele é ele mesmo, entende? Depois dos 13 anos nós ouvimos muito coisas como: seja apenas você. Mas não sabemos como fazer isso. E por quê? Porque somos corrompidos e covardes.
Entende? Quando dizem "seja você", não é pra você sair correndo revoltado e se vestir de preto. Não é pra você se proteger das pessoas, nem ter atitudes frustradas. Não é pra magoar ninguém e nem se magoar. É pra você simplesmente ignorar as fotos do Orkut dos outros e tirar as suas próprias estilo 3x4. Sem enfeites, sem falsidades, sem óculos dentro de casa.
Na verdade, acho que ser você mesmo é a coisa mais difícil que existe hoje em dia, porque, nesse caso, você tem que pensar sozinho.

4 comentários:

  1. Quanta pergunta retórica, cara. \o E a maioria nunca irá ser respondido, as outras, podem até vir a serem respondidas, com o tempo. Ainda estamos em fase de criação de caráter, é super normal isso de "De onde viemos?Onde vamos?". O lance é saber aproveitar o que pintar, sabe? Da maneira tradicional, como diria Kerouac. Somos apenas partes do grande maquinário universal. E eu acho que falta óleo em minha peça, não consigo encaixar com as demais e fazer rodar todo esse ciclo vicioso. Tenso, cara. Tenso.

    ResponderExcluir
  2. psé, sou desses que adora perguntas retóricas POKASPOASKS '

    ResponderExcluir
  3. EU SIMPLISMENTE ADOREI CAROLINA ^^ (CARLOS)

    ResponderExcluir

siga em frente e diga o que quer dizer ;x