quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Quem acha

que eu tenho cara de quem deveria fazer jornalismo? ;s
Eu fui fazer inscrição pra segunda fase da prova da UERJ, e aí tem que escolher o curso, não encontrei nenhum que se encaixasse comigo além de jornalismo. Tinha uma parada de artes visuais lá, mas não to a fim de ficar estudando história da arte, e não entendi direito que tipo de "artes" esse curso envolve. Daí tinha arquitetura e desenho industrial, mas me pergunta se eu sou boa em matemática? E o resto é resto.
O problema de ser jornalista é que você tem que escrever o que o jornal precisa - obrigação. Você tem que escrever o que tem que ser escrito, e não o que você quer. E aquele tipo de escrita objetiva e formal, que você não pode se referir ao leitor igual eu faço aqui e tem que obedecer às normas da língua culta padrão. Eu digo o que é padrão pra essa norma culta: vai tomar no cu.
Deve ser que nem fazer redação na aula, aquela pressão do caralho pra ganhar nota e o pessoal fazendo barulho ao seu redor e você sem conseguir se concentrar. E não pode passar de 30 linhas, não pode sobrar espaço no final da linha, não pode fugir ao tema, não pode fazer orações longas demais, não pode separar sujeito da frase, não pode usar parênteses, tem que evitar fazer perguntas e usar aspas, não usar de clichês, e o caralho a quatro. Você acaba escrevendo um negócio que não se parece nem um pouco com você. Não é dissertação-argumentativa? Se é dissertação E argumentativa não tem que ser a minha opinião? Então se eu seguir todas essas regras eu acabo escrevendo a mesma coisa que todo mundo escreve.
Imagina que chato corrigir redações de vestibular? Por isso que os caras tiram ponto até se você deixar espaço no começo da linha ou se seu parágrafo for longo demais, ou se sua letra ser uma desgraça. Um monte de redação igual sobre a mesma merda seguindo a norma culta padrão.
AIMELDELS como as pessoas conseguem fazer as coisas por obrigação cara? Eu não consigo fazer nada direito assim.
Enfim, boa sorte pra mim. Se eu passar eu penso no que eu faço, se eu não passar eu continuo pensando no que eu faço.
"Nem ganhar nem perder, mas procurar evoluir."

Um comentário:

siga em frente e diga o que quer dizer ;x