quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O velho e o moço

- De onde você veio? - perguntou o embarcador com sua curiosidade sem compromisso, mastigava um pedaço de mato entre os dentes podres.
- De um lugar onde todos só dizem "não" o tempo todo e para tudo.
O embarcador largou o mato por uns segundos e me observou como quem observa uma criança mimada.
- Todos lá apenas querem mandar, e não enxergam nem um palmo a frente de seu próprio nariz, como se minha vida tivesse surgido apenas para lhes obedecer - continuei, apesar de sua expressão afetada.
- E por que diabos veio aqui? Por algum momento achou que este trapo velho o levaria para um mundo novo onde todos vivessem felizes a cuidar uns dos outros? - ele viu minha cara de espanto com sua súbita explosão, e parou um instante apontando a embarcação de aparência fantasmagórica - O que acho mais interessante é o fato de que as pessoas vivem a reclamar das outras que cuidam de suas vidas, mas quando elas não o fazem, vocês continuam reclamando! E daí que não fazem o que você quer? Você também nem sempre faz o que eles querem... É tudo uma questão de perspectiva, apenas isso. Volte para o seu berço de ouro, meu jovem, aqui não é lugar para você.
Eu já estava com tanta raiva desde que chegara ali, e agora isso. Olhei aquele velho de barba sebosa e embaraçada, e entre elas uns dentes tão podres que se pareciam com a madeira do seu barco de pesca. Eu fiquei com raiva porque aquele sujeito achava que sabia muito sobre mim. Berço de ouro? Ora, que filho da puta! E pensar que ele se parecia com o meu Deus dos pensamentos, como aquele tipo de Deus que se mistura entre os homens e as pessoas humildes.
- Você está subestimando a vida, velho. Não se tira coisas boas apenas de coisas bonitas.
- E não é que o garotinho é um poeta! Volte para sua lagoa, vá.
- Não vou voltar para lá. Eles não me deixam ver o mundo, a vida toda preso em uma caverna observando sombras! 
- E eu a vida toda preso em um barco observando água e mais água sem fim, quanto tempo acha que levei para chegar aqui? Acha que valeu a pena dar a vida a isso? Veja minha aparência, que orgulho teria um pai de um filho assim?
Eu o analisei. O velho tinha pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

siga em frente e diga o que quer dizer ;x