domingo, 26 de janeiro de 2014

Sobre filmes

Eu adoro esses filmes franceses. São tão mais humanos.
Ultimamente, com essa onda de filmes de super heróis, notei que o cinema americano têm se prendido muito a efeitos especiais. Odeio esses filmes. Odeio esses filmes de 1 hora e meia. Odeio esses filmes com hora pra acabar, com roteiro limitado, cortado, com cenas curtas. Odeio essa perfeição dos personagens, a perfeição dos casais, a perfeição das cenas, os diálogos previsíveis, as frases de efeito ridículas. É tudo tão limpo que te afasta. 
Eu gosto de filmes que não têm pressa de acabar. Que se prolongam por duas, três, cinco horas. Que dão close no rosto dos personagens, na boca mastigando, nas mãos se tocando, nos olhos, nas lágrimas. Esses filmes sem preocupação com a perfeição, nos quais que as pessoas têm rugas, cabelo sujo e bagunçado, roupas gastas, dentes amarelos. Eu vejo beleza em um amor difícil, que não necessita de chuva nem aeroporto, mas que sobretudo existe em qualquer lugar. Eu adoro os diálogos demorados, com interrupção, bagunça, desentendimento. É tão mais próximo de quem assiste que você passa a se sentir mais humano. O filme entra em você, e você reflete sobre ele, e como aquilo te deixou frustrado, por que não terminaram juntos? Por que as pessoas são tão cretinas? E você sabe que é assim, que é verdade, que pode acontecer com qualquer um.
Eu acho que todos os filmes deveriam ser assim. Sem preocupação com a comercialidade da coisa. Eu detesto aquela sensação de assistir um filme e sentir que está incompleto, que deixou a desejar. Prefiro um filme que demore, que tome meu tempo, mas que explore tudo que seu tema pode oferecer e que me dê no que pensar ou no que sentir.
Assisti "Azul é a cor mais quente", que realmente fez do azul uma cor mais quente, mas que explorou absurdamente um lado emocional. A personagem mal fala do que sente, mas você entende o que ela está sentindo. Ela chora, e você não sabe bem porque, mas você a compreende. O filme tem quase 3 horas, e mesmo assim eu poderia ficar assistindo o dia todo, porque é uma história que prende, e que não hesita em mostrar detalhes, em se demorar nos diálogos, e filmar os defeitos das pessoas.
Olha, sensacional. Eu queria poder falar mais sobre ele, mas assisti só uma vez e isso me limita, infelizmente. Vou levar o que pensar depois disso. O amor e a vida são complicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

siga em frente e diga o que quer dizer ;x