quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

o caso da wikipédia ae

Então, ontem eu estava por aí, na internet, estudando e fazendo pesquisas (mentira*), e resolvi procurar sobre a Primeira Lei de Newton porque estava conversando com um amigo sobre a matéria de física do PISM. Fato que eu já tinha esquecido a Primeira Lei de Newton.
Coloquei lá no google, coisa que todo mundo faz, e c pah apareceu artigo da wikipédia. Cliquei lá mesmo - coisa que todo mundo faz - e me deparei com uma coisa muito estranha: cara, que isso, a wikipédia pedindo doações???
Há quem diga que é pra fundar uma Igreja (Ortodoxa Romana Wikipediana) ou uma emissora de Tv (Wiki-Tv) - não, não, isso é graça, bls?
Mas fui pesquisar e encontrei umas pessoas no yahoo respostas dizendo que a wikipédia queria era ganhar mais dinheiro do que já tem, outras diziam que por ser uma ONG, ela sobrevivia de doações. Mas vai saber, né?
Só não pode estar roubando, senão pqp, roubar dinheiro de estudante que só quer poupar trabalho copiando e colando? Aí nem rola, heim? Já pensou se eles começarem a cobrar pra poder ter as informações? Quer dizer, são informações que nós mesmos colocamos, porque aquilo lá é livre, e qualquer pilantra pode escrever. Não é a toa que não é muito confiável -.-
Mas enfim, aqui um trecho da carta de apelo do fundador da nossa querida wikipédia, o Jimmy Wales, que eu confesso que eu nem sabia quem era:
"Sua doação nos ajuda de diversas maneiras. Principalmente, você nos ajudará a cobrir os custos crescentes para manter o tráfego a um dos sites mas populares da internet. Recursos também podem nos ajudar a melhorar o software da Wikipédia - tornando mais fácil a pesquisa, a leitura e a edição [...]"
Ah, sei. Não sei porque, mas eu não acreditei muito nisso, não.
Melhorar o software é colocar aquela versão beta lá? Se for tão ruim quanto a nova versão do orkut, eu prefiro nem experimentar.

3 comentários:

  1. Fazollllllooooooo.. vc é fodiss!!!
    pow vc vai ser uma grande escritora!!!!!
    e num esquece dos amigos..
    parabesnnn
    bjoss..

    VAMOSSSSSS DOARR ") ")

    ResponderExcluir
  2. WEsas doações do Wikypedia devem ser para o custeio do servidor mesmo. Porque pra aguentar aquilo tudo, tem de ser um bom servidor, e logo, deve ser caro bagarai. =o
    Mas eu ainda acredito na fundação da igreja. Amen!

    ResponderExcluir
  3. engraçado pq sera q o tal jimy esta cobrando pra melhorar o software da wikipedia e o fundador do orkut nao cobrou nada, ou cobrou?
    estranho!

    ResponderExcluir

siga em frente e diga o que quer dizer ;x